Keon GeeksPhone – FirefoxOS – Detalhamento físico, problemas e limitações

descricao

Descrições físicas do aparelho

  1. Alto falante para ligações
  2. Botão para ligar/desligar o dispositivo
  3. Volume +
  4. Volume -
  5. Botão Home (retorna para a tela inicial do aparelho, se pressionado por alguns segundos apresenta o seletor de aplicações abertas com a opção de fechar as aplicações abertas)
  6. Conector para headphones
  7. Camera de 3.2Mp
  8. Micro USB para recarga do aparelho e conexão com o computador ( o aparelho funciona sem a bateria se alimentado pela USB)
  9. Slot interno para cartões MicroSD, basta remover a capinha traseira para inserir o cartão, o equipamento suporta até 32Gb
  10. Slot interno para SIM Card
  11. Alto falante para viva voz e music player ( volume e qualidade interessantes para um dispositivo de baixo custo)

Obs: para acessar o modo recovey do aparelho, basta pressionar o botão 4 – Volume -   e em seguida ligar o dispositivo com o botão 2, daí basta conectar o dispositivo na USB do computador e poderá a partir daí instalar novas ROMS e atualizar o sistema do seu Keon GeeksPhone, conforme descrito no post anterior Flashing Keon GeeksPhone

Problemas e limitações encontradas – FirefoxOS / Keon Geeksphone

  • fastboot/bootloader não apresenta menus como nos telefones com android para resetar configurações do fabricante e instalar ROM a partir do cartão microSD. Pelo menos nao no meu aparelho e nesta versão do sistema instalado.
  • Apesar do dispositivo possuir Bluetooth, este recurso não está 100% funcional, creio que seja restrição na API e não no aparelho em sí. Ao tentar conectar um headset bluetooth, eu consigo parear, porém o áudio não é transferido do aparelho para o fone, ele mostra como conectado mas nada acontece e o som continua saindo no alto falante do aparelho
  • A camera é outro problema, as vezes tira foto, as vezes não, mas sempre funciona a imagem congela, fica toda desfocada e dai apresenta a foto que foi tirada, este é um outro caso de problema nas APIs.
  • Um problema comum, não só deste aparelho, é a localização do slot do cartão MicroSD, é necessário tirar a capa traseira e inserir o cartão. Nos testes que eu fiz, somente é detectado ao reiniciar o aparelho. No meu Galaxy SII tenho que tirar até a bateria, o que é ainda pior.
  • O botão voltar na interface do Firefox OS é muito pequeno, se localiza no canto superior esquerdo das janelas das Apps, pelo menos para o calibre do meu dedo fica um pouco dificil para acertar, sempre tenho que tocar umas 2 ou 3 vezes na tela. O mesmo ocorre com o teclado qwerty virtual, as teclas que se localizando nos cantos da tela são mais dificeis de acertar, tanto direito quanto esquerdo.
  • O conjunto de Apps ainda é bem limitado, sinto falta dos aplicativos funcionais e oficiais do Facebook, Instagram, twitter, Nike+ dentre outros que utilizo no android, porém vejo uma boa evolução e funcionamento dos aplicativos já disponibilizados, portanto o Telefone+FirefoxOS tem um grande potencial a ser explorado pelo desenvolvedores de Web Apps.
  • ATUALIZAÇÃO 02/02/2013 – Testei o Keon com um cabo USB para avaliar o modo USB OTG / USB Host Mode e não funcionou, neste caso também não sei indicar se é limitação do aparelho ou do sistema.

Tagged: , , , , , , ,

Comments: 5

  1. Roger Lovato 04/02/2013 at 9:32 AM

    É impressão minha ou o touch dele é resistivo? Ou ainda não é lá essas grandes coisas. Aparentemente o SO é bem interessante.

  2. Rodrigo Padula 04/02/2013 at 11:29 AM

    A tela é capacitiva, por ser um ambiente ainda em desenvolvimento e o hardware ser também um developer preview, ainda há melhorias a serem implementadas. A versap do Firefox OS do equipamento não é a mais atual, é a compilada e empacotada pelo fabricante.

  3. Bruno Ribeiro 21/02/2013 at 8:54 PM

    Concordo com você em todos os problemas apontados, o botão de voltar mesmo é um tanto irritante por ser pequeno demais, acredito que poderiam usar um gesture (deslizar da esquerda para a direita) como função de voltar à tela anterior, ficaria muito melhor!

    Sabe se existe algum jeito de atualizar o SO pros nightly builds da mozilla? Seria interessante poder acompanhar a evolução!

  4. Rodrigo Padula 25/02/2013 at 5:12 AM

    Na nova atualização do sistema alguns desses problemas foram resolvidos. A imagem do botão voltar continua pequeno, no mesmo tamanho, mas a sua área de toque está maior, isso já melhorou um pouco a usabilidade.

  5. Rafael de Souza Mota 26/02/2013 at 1:36 PM

    Rodrigo, existe outra forma de entrar em modo recovey ? Pois faço o procedimento e ele fica parado na tela geeksphone

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *